sábado, 2 de abril de 2011

Pureza




 O Município: Histórico | Localização | 

Em Março de 1806, Leandro Rodrigues Braga, possuía terras no Pau Ferro, em Maxaranguape, município de Extremoz, origem do nome a povoação. Em 1832, neste vale que tinha a denominação de Pau Ferro, tinha 44 residências e 223 moradores.

Durante a seca de 1877 e suas conseqüências até 1879, numerosos sertanejos fixaram-se no vale do Maxaranguape, fundando novos centros rurais. Diz a tradição oral, que o Dr. José Inácio Fernandes Barros (1844 – 1907), então Juiz de Direito no município de Ceará Mirim e freqüentador da água do vale do Pau Ferro, consideradas medicinais, mudando-lhe o nome para PUREZA, a nascente do rio que forma o Vale Maxaranguape, fazendo esquecer a denominação anterior.

Da cidade de Currais Novos/RN, o Sr. Joaquim Francisco da Silveira e sua esposa Maria Francisca da Silveira e sua filha Ana Maria da Silveira, vieram ser os primeiros habitantes desta terra. Sendo o senhor de engenho, dono de escravos. Joaquim Francisco da Silveira divulgou o nome, hoje cidade de “PUREZA”, de Pau Ferro, até hoje não esquecido pelos mais antigos “Pauferrenses”, dado a grande quantidade de “Pau Ferro”, mata aqui existente.

Em 1877 contava sete engenhos em todo vale e em 1896 cerca de trinta, todos safrejando regularmente. A povoação desenvolveu-se sem pressa, mas harmoniosamente, com prédios públicos, capela Nª Sª da Pureza. Desde 1930 considerava-se a mais progressista e prestigiosa vila do município.

No dia 25 de maio de 1891, a povoação de Pureza, foi elevada a categoria de distrito, continuando seu ritmo gradativo de prosperidade e passou a contar com a realização de feira semanal. Neste mesmo ano recebeu sua primeira escola e foi construída a capela. Em dezembro de 1943, passou a denomina-se Vila do Maxaranguape.

Passados muitos anos, após o falecimento do Sr. Joaquim Francisco da Silveira, um prosaico “preto beato” de nome JOÃO RODRIGUES DO NASCIMENTO, conhecido por “JOÃO RIACHÃO em uma de suas romarias à Juazeiro do Norte/CE. Em contato direto com o Padre Cícero Romão Batista, recebeu de presente para a capela da cidade, uma imagem simbolizando NOSSA SENHORA DA PUREZA, para ser a padroeira do povoado, isto aconteceu no dia 04 de Novembro de 1916, além da imagem, o padre remeteu uma carta endereçada ao representante oficial da época, o Sr. JOEL CRISTINO DE MEDEIROS, que denominasse o nome de “PUREZA” ao povoado, ato que foi plenamente aceito pelo povo.

Durante alguns meses após a chegada da imagem de Nª Sª da Pureza, a mesma permaneceu guardada em uma mala, na residência do Sr. ALEXANDRE FRANCISCO DE OLIVEIRA, na localidade de Baixa do Meio, neste município.

No dia 08 de Setembro de 1917, quando em procissão em um andor, a conduziram ao destino almejado. Até hoje permanecem no velho templo, o qual de origem tem o seu nome. IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PUREZA.

Nesta mesma data, foi realizada a 1ª (primeira) festa de Nª Sª da Pureza, consagrando-se a Padroeira do Município. Dia O8 de Setembro de 1917 é data significativa da nossa história religiosa.

O município de Pureza está localizado na Micro-Região do Mato Grande, a 64 km, da cidade do Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. O município foi criado pela lei n. 2.882 de 05/04/1963 e instalado em 17/04/1963.

““ De “clima tropical, Latitude: 5 graus 28’ 01, Sul e Longitude: 35 graus 33’ 22” Oeste, o município de PUREZA, tem os seguintes limites:

NORTE: limita-se com o município de Touros;
SUL: limita-se com o município de Taipú, Poço Branco e João Câmara;
LESTE: limita-se com os municípios de Maxaranguape e Rio do Fogo;
OESTE: limita-se com os municípios de Touros e João Câmara


No dia 05 de Abril de 1963 aconteceu a Emancipação Política do Município de Pureza/RN.

Desde o dia 01/04 a cidade está em comemoração a mais um aniversário, agora fazendo 48 anos.

As festividades contam com: Gincana estudantil, competições esportivas, show em praça pública e festa com bandas, entre outras.

Fonte de águas cristalinas


Parte de cima da fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário